
Professor Octavio Cantanhede (1913-2004)
Justificativa da homenagem
O Professor Octavio Cantanhede foi escolhido como homenageado do Museu de Topografia da UFF pela sua vida de atuação efetiva no desenvolvimento da disciplina de Topografia no ensino superior, primeiramente na Escola Fluminense de Engenharia e posteriormente na Universidade Federal Fluminense a partir da incorporação da EFE.
Histórico do Professor Octavio Cantanhede
O homenageado, Professor Octavio dos Reis Cantanhede, natural do Estado do Rio de Janeiro nascido em abril de 1913 e falecido em dezembro de 2004, nessa mesma cidade. Octavio era neto do renomado engenheiro Aarão Reis, referência no urbanismo no Brasil e responsável pelo traçado da cidade de Belo Horizonte. Formou-se em Engenharia Geográfica em 1932 e em Engenharia Civil no ano de 1935, pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Na década de 1950, o Prof. Octavio Cantanhede recebeu convite do próprio Governador, Amaral Peixoto e do Secretário de Educação, José de Moura e Silva para se envolver na implantação da Escola Fluminense de Engenharia-EFE. No final de 1952, a Escola Fluminense de Engenharia deu seus primeiros passos, quando ainda era subordinada à Secretaria de Educação e Cultura. No mesmo ano, Cantanhede foi nomeado diretor da Escola, ficando encarregado de implementar o curso de Engenharia Civil na Instituição. Esse foi o primeiro curso, iniciando suas atividades com uma aula inaugural ministrada por Cantanhede, no mês de maio de 1953. Com a criação da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1960, a Escola Fluminense de Engenharia foi incorporada à nova instituição, consolidando sua importância no ensino superior brasileiro. Esse processo representou um avanço significativo para a área de Engenharia, Arquitetura, Geografia, pois possibilitou maior integração acadêmica, expansão das pesquisas e aprimoramento das metodologias de ensino. Com a criação do Instituto de Geociências na reforma universitária de 1968, sua estrutura acadêmica passou a incluir o Departamento de Geografia, que já existia anteriormente e o recém-criado Departamento de Cartografia, também fundado naquele ano. Nesse contexto, a disciplina de Topografia foi incorporada ao Instituto, permanecendo como parte essencial de sua grade curricular até o presente. Essa integração contribuiu significativamente para a articulação entre as áreas de estudo, fortalecendo o ensino e impulsionando a pesquisa no campo das Geociências.
Texto: Paulo Roberto Alves dos Santos. Revisão: Fernando Veríssimo de Mattos.
Fonte:
OS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLA FLUMINENSE DE ENGENHARIA (1952-1962): IDEIAS E AÇÕES NO CONTEXTO DOS NOVOS TEMPOS.
Elias da Silva Maia